Bastidores da campanha. Os pontos que explicam a vitória de Rafael Fonteles

Analisando o cenário, percebe-se que não foi uma tarfefa fácil, mas como mostrou o resultado, não era impossível
03 de outubro de 2022, às 07:00 | Douglas Cordeiro

Compartilhe:

As pesquisas eleitorais, na reta final da campanha, apontavam para uma disputa acirrada neste domingo (02/10) entre Rafael Fonteles e Sílvio Mendes.

Com as longas filas, muitos locais de votação fecharam os portões às 17h00, mas muitos eleitores ficaram na fila, com senhas, para votarem. A demora no encerramento, atrasou o início da apuração no Piauí.

No início da campanha eleitoral, o Portal Arquivo 1 conversou com vários deputados estaduais da base governista que mostraram-se preocupados com a campanha para o executivo estadual, apontando Sílvio Mendes, naquele momento, como favorito para vencer o pelito. 

Poucos dias depois, uma reunião com dezendas de prefeitos, vice-prefeitos e lideranças do interior foi realizada em clube de Teresina para reforçar o empenho de todos na campanha. Depois, foi a vez dos vereadores de Teresina partciparem de um encontro com a mesma finalidade, mais garra na campanha. Os dois eventos, mostraram que os parlamentares que conversaram com a nossa equipe estavam preocupados e com razão. Vários parlamentares, também foram chamados para conversas com Rafael Fonteles e Wellington Dias.

Este foi o ponto de virada, com um ritmo intenso de viagens, mais união, maior participação de todos e uma forte associação com o nome do ex-presidente Lula, reaqueceram a campanha petista que cresceu vertiginosamente para a vitória.

Os números também mostram que as projeções feitas pela oposição não foram alcançadas. Em Teresina, maior colégio eleitoral onde Sílvio Mendes foi prefeito por duas vezes, saindo com 92% de aprovação no seu segundo mandato, o candidato do UNIÃO BRASIL venceu por 24.161 votos de maioria, quando falava-se em uma vitória por até 100.000 votos de diferença. Parnaíba, segundo maior colégio, o prefeito Mão Santa era apoiador de Sílvio, mas foi Rafael quem ganhou, a mesma situação ocorreu em Picos, Piripiri, Barras, Campo Maior, União, Altos e Esperantina. Em Floriano, a quinta maior cidade, berço do candidato ao Senado da República, pela oposição, Joel Rodrigues, é um capítulo a parte. Rafael venceu com uma direfença de 7.564 votos.

Resumidamente, esta é a explicação da vitória de Rafael Fonteles. Um candidato que começou a corrida eleitoral tendo que apresentar-se a população, enfrentar um oponente conhecido e mostrar que era capaz de evitar o que ocorreu na eleição de 2020, em Teresina, a temida "fadiga de material". Afinal, seu grupo político comanda o Piauí desde 2002. Analisando estes pontos, percebe-se que não foi uma tarfefa fácil, mas como mostrou o resultado, não era impossível.

Resultado calculado com 99,98% dos votos apurados e sujeito a alterações.

Governador eleito comemorando com apoiadores

Veja Também

Deixe seu comentário: