Professores fazem "vaquinha" para comprar gás em uma escola de Teresina

A denúncia foi feita por servidores da Escola Municipal Moacir Madeira Campos, no Conjunto Santa Sofia, na Zona Norte da capital
12 de agosto de 2022, às 10:00 | Douglas Cordeiro

Compartilhe:

Na última quarta-feira (10/08), mais uma vez, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, envolveu-se em um episódio polêmico com os professores da rede municipal de ensino, em greve que já dura quase 200 dias.

Durante visita a Escola Francisco Prado, no Bairro Satélite, Zona Leste de Teresina, alguns manifestantes tentaram se aproximar do carro do prefeito, que era escoltado por seguranças quando um integrante da Polícia Militar empurra uma professora de forma violenta. Na chegada ao colégio o SINDSERM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina) acusa o gestor de chutar um servidora, fato negado pela assessoria do prefeito que questionou as acusações do SINDSERM.

As duas professoras registraram Boletim de Ocorrência por lesão corporal dolosa e injúria real contra o prefeito Dr. Pessoa e o policial identificado como Flávio Pessoa. As duas vítimas foram submetidas a exame de corpo de delito solicitado pela delegada Marcela Sampaio Lira, do 11º Distrito Policial de Teresina.

Recentemente, o ex-secretário de Educação, Kléber Montezuma, denunciou a falta de professores em vários colégios, a utilização de estagiários em sala de aula e por último, a falta de gás para o preparo das refeições dos alunos da Escola Walter Alencar, no Bairro Planalto Uruguai, Zona Leste de Teresina.

Na Escola Municipal Moacir Madeira Campos, no Conjunto Santa Sofia, na Zona Norte de Teresina, com cerca de mil alunos, funcionários gravaram um vídeo denunciando a falta de gás de cozinha na unidade para fazer a merenda escolar dos alunos. Para não faltar o lanche, um botijão foi comprado através de uma vaquinha feita com o próprio dinheiro dos servidores. Uma professora, explica que após uma reforma, o gás passou a ser canalizado só que desde maio, ocorreu um defeito na canalização e a secretaria de Educação nunca resolveu o problema. Todo mês é o mesmo sofrimento, os funcionários ligam pedindo gás, são orientados a procurarem outro setor, depois outro e nada é resolvido. 

A Secretaria Municipal de Educação informou que a escola tem que solicitar o gás de acordo com a necessidade e que a unidade escolar tem contato direto com o fornecedor de gás para marcar o dia da entrega.

Os fatos narrados mostram a forma trucuenta como a atual gestão lida com situações de tensão onde o diálogo e a negociação deveriam ser utilizados para acalmar os ânimos e contornar os conflitos.  

As denúncias contra o atual chefe do poder executivo municipal são reflexo da falta de competência na gestão da máquina pública, desde os assuntos mais simples até questões mais complexas.

Parece que a única pasta que não enfrenta problemas é a ETURB, comanda pelo filho do prefeito, João Pessoa Duarte (Pessoinha) que conta com milhões de reais para excutar suas inúmeras tarefas na administração municipal.

Boletim de Ocorrência registrada pela professora


POUCAS E BOAS

NÃO PARA POR AÍ

Na Escola Municipal do Parque Piauí, está faltando profissionais especializados para os alunos portadores do TEA (Transtorno do Espectro Autismo). A mãe de um dos alunos denunciou que o problema ocorre desde o início da pandemia e da greve dos professores. Ela tem que ficar com o filho, dentro da sala de aula, por falta de acompanhamento especializado.

E TEM MAIS

A escola possui 25 alunos portadores de necessidades especiais e apenas um profissional para cuidar de todos os estudantes. A Secretaria Municipal de Educação informou que já fez a seleção dos profissionais e que, em breve, serão enviados as unidades de esino. Vamos aguardar.

TÁ DIFÍCIL

Uma pesquisa realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), revelou que  45% dos brasileiros, com 16 anos de idade ou mais, precisaram fazer o tradicional "bico", nos últimos 12 meses, para complementar sua renda.

EMPOBRECIMENTO GERAL

A pesquisa mostrou ainda que 34% dos 2 mil entrevistados, em 128 municípios brasileiros, nos últimos 12 meses, aumentou a população em situação de rua e 29% dizem ter visto mais indivíduos trabalhando nas ruas. Outro dado preocupante é que 74% avaliam que houve um crescimento do número de pessoas em situação de fome e pobreza.

DE OLHO NA REELEIÇÃO

O jornalista Genésio Junior, que participa do quadro "Conexão Brasília", no Jornal O Dia News, da O Dia TV, Bolsonaro poder zerar os impostos que incidem nos produtos da cesta básica. Se isso acontecer, mais uma vez, governadores serão pressionados a fazer o mesmo e será estabelecida outra guerra de narrativas. 

O TEMPO DIRÁ

A candidata a governadora do Piauí, Gessy Lima, do PSC, disse que não teve desgaste de imagem por ter participado de Dr. Pessoa. Ela acredita que será prejudicada nesta eleição. Será? Vamos esperar a o resultado da apuração

PELA PORTA DA FRENTE

O ex-coronel José Viriato Correia Lima deixará o sistema prisional do Piauí nesta sexta-feira (12/08). Ele recebeu o direito da “saidinha” temporária do Dia dos Pais determinado pelo Poder Judiciário neste ano. No Piauí, foram beneficiados 367 detentos que cumprem pena no regime prisional.

SEM COMPARAÇÃO

Correia Lima, condenado por comandar o crime organizado, atualmente, pode ser considerado um "amador" diante das facções criminosas que atuam no Piauí. A criminalidade organizada evoluiu em todos os aspectos e dificilmente será vencida como ocorreu com o ex-tenente-coronel.

O QUE É ISSO, CHICO?

A ação judicial movida pelo cantor e compositor Chico Buarque contra a campanha de Sílvio Mendes é, no mínimo, interessante. Pedir a exclusão do vídeo que utiliza a música das redes sociais é um direto do artista, cobrar direito autoral, também, mas indenização por danos morais, mesmo com previsão legal, é um pouco demais.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Chegando o final de semana, vai uma dica de filme interessante. "O Escritor Fantasma", apesar do nome, não é um filme de terror. Recheado de grandes atores como Ewan McGregor e Pierce Brosnan, o filme retrata a história de um escritor de sucesso concorda em finalizar as memórias de Adam Long, o ex-primeiro-ministro britânico, e seu editor lhe garante que é a maior oportunidade de sua vida. Mas ele começa a descobrir evidências sugerindo que seu predecessor sabia de um segredo sombrio de Long e pode ter sido morto para evitar que a verdade viesse à tona. Vale a pena.

Veja Também

Deixe seu comentário: