O incêndio florestal em Bom Jesus, Sul do Piauí, atingiu cerca de 400 hectares e matou animais silvestres. O fogo iniciou na terça-feira (07/09) e foi controlado na manhã desta sexta-feira (10/09).
O secretário municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus, Adalberto Carvalho, contou ao Portal Ponto X que a área atingida nunca tinha sofrido com incêndios. O Corpo de Bombeiros de Floriano, com a prefeitura e a comunidade conseguiram conter às chamas.
Segundo o secretário o fogo iniciou na região das Cachoeiras, e avançou rapidamente. O início dos trabalhos se deu pela comunidade local, na qual mostraram heroísmo. A secretaria de meio ambiente deu assistência aos comunitários contratando alguns bem como diversos voluntários que se prontificaram a ajudar. Junto a bombeiros civis foram feito técnica de contrafogo para tentar conter, e no dia seguinte foi levado o caminhão pipa da prefeitura para a prática de resfriamento.
Na Comunidade Brejeira, o fogo ameaçou o fluente do Rio Gurgueia e chegou aproximadamente 20 metros das residências. Moradores abandonaram as casas e pastos foram queimados.
“O maior prejuízo foi da fauna e flora da região. Muitos animais silvestres e plantas nativas foram queimados. Um prejuízo incalculável. Dentro de nossas limitações demos nosso melhor para tentar proteger o riacho Corrente dos Matões. Agradecemos muito a todos os que estiveram conosco, ao apoio dos bombeiros que se prontificaram em ajudar nas operações e em especial a parte da comunidade que também nos ajudaram com garra e força”, Ressalta Adalberto Carvalho.
O incêndio em Bom Jesus não chegou a atingir o Parque Nacional da Serra das Confusões, maior área de preservação de caatinga no Brasil. O Piauí concentrou nos primeiros nove dias de setembro quase 8% do total de focos de incêndio registrados no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ao todo, já foram 776 focos de queimadas registrados no Piauí.