É revoltante as cenas que estão sendo vistas atualmente em Campo Maior, onde crianças tem que caminhar quilômetros para ir à escola porque os ônibus não conseguem trafegar pelas estradas vicinais que estão em péssimas condições por falta de manutenção.
É o caso do pequeno Marcos Joaquim, de 6 anos, que mora na Comunidade Pajeú, na Zona Rural de Campo Maior, e mete os pés na lama para caminhar, todo dia, dois quilômetros em uma estrada péssima para pegar o ônibus escolar e finalmente chegar na escola municipal da comunidade Bom Lugar.
“Meu filho é obrigado a meter o pé na lama e caminhar até o ônibus escolar. Ele chega na escola todo sujo de lama, mas vai estudar porque quer estudar. Há mais de dois meses tempo eu reclamo da situação da nossa estrada aqui do Pajeú, que não tem condições da gente trafegar”, desabafa a mãe do Marcos Joaquim, Lucivânia Sena.
Lucinha, como é mais conhecida, é quem acompanha o filho na caminhada. Ela disse que outras crianças da comunidade passam pela mesma dificuldade. Ela registrou o momento em que Marcos Joaquim pega a estrada cheia de lama para ir à escola.
“Meu filho tem que acordar mais cedo e sai às 6h10 de casa para poder chegar a tempo na escola. Eu fico é triste com a falta de compromisso do poder público”, revela a mãe do garoto.
A Prefeitura de Campo Maior e a Secretaria Municipal de Educação ainda não se pronunciaram sobre o assunto.