A crise na saúde que atinge a população de Teresina desde o início da gestão de Dr. Pessoa tem um novo capítulo, desta vez na política interna da FMS (Fundação Municipal de Saúde). De acordo com fontes da FMS, a primeira-dama de Teresina, Samara Conceição Rodrigues, estaria realizando diversas alterações em gerências do órgão e coordenando a exoneração de várias pessoas ligadas ao comandante da pasta, Gilberto Albuquerque.
Postos estratégicos como a chefia de Recursos Humanos da FMS, as gerências financeira, de compras, nutrição e enfermagem, estariam sob reivindicação da primeira-dama. Os hospitais da Primavera e do Monte Castelo também devem receber indicações da esposa de Dr. Pessoa.
De acordo com as informações obtidas com exclusividade pelo Jornal O Dia foram exonerados o ouvidor da FMS, o diretor da gerência de transportes e a diretora administrativa do Laboratório Raul Bacelar. Já o diretor técnico do Hospital de Urgência de Teresina, Fábio Marcos de Sousa, já teria sido comunicado do desligamento. Todos os cargos da cota pessoal de Gilberto Albuquerque.
- CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP
- CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM
A inconsistência na coordenação da saúde de Teresina tem reflexos diretos na qualidade de vida da população. O Portal O Dia denunciou ao longo do último mês a interrupção no fornecimento de medicamentos e insumos da dieta enteral para pacientes acamados de Teresina.
O vereador Ismael Silva, comentou a sua ida na FMS e revelou dificuldades no pagamento de fornecedores.
“Na última sexta estive na Fundação Municipal de Saúde e me deparei com fornecedores que estão enfrentando problemas, a informação é que o setor financeiro estaria em reforma e o protocolo não estava passando informações precisas aos fornecedores que estão com pagamentos atrasados com a Prefeitura de Teresina. Esses fornecedores irão suspender a entrega de insumos o que vai prejudicar a população de Teresina, queremos saber o que de fato está acontecendo com a FMS e qual o motivo dos atrasos”, disse o parlamentar.
A reportagem procurou a assessoria de comunicação da primeira-dama do município e da Fundação Municipal, porém não obteve retorno.